sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Trip Hop


Gentem foi mal o sumiço xD mas essa época do ano sab como é festas e tals ai complik @@
Em fins vamos ao que interessa xD
Bom gente não sei se deu pra reparar mas eu so meio doida por musica @@ e de tempos em tempos eu procuro musicas diferentes até pke meu gosto musical no caso o que eu estaria ouvindo mais muda de tempos em tempos mesmo sem menospresar o que eu ouvia antes ^^
E hj eu vo falar de um estilo que eu particularmente gosto e descobri a poco tempo ^^
O Trip Hop ^^
Definição:(wikipédia)

Trip Hop foi o nome usado pela revista Mixmag nos anos 90 para definir o álbum Maxinquaye, do artista Tricky. Apesar de somente neste momento o gênero ganhasse uma denominação, a história do Trip Hop já vinha sendo costruída desde meados dos anos 80.

Basicamente, o Trip Hop (também chamado de "música de Bristol", em referência à cidade da Inglaterra, onde o gênero surgiu) é música eletrônica em downtempo (lenta), marcada por downbeats (batidas desaceleradas, menos de 120 bpm) e pelo uso de instrumentos convencionais e acústicos, sendo essa uma característica importante, que acaba personalizando cada grupo e/ou artista. No Trip Hop, as semelhanças dentro do gênero são poucas.

É uma música lenta, influenciada pelo Hip Hop no uso do scratch e das vozes, pela house, no uso dos boucles de frases musicais.

Entre os estilos que mais influenciaram o Trip Hop, estão: ambient, jazz, electropop, acid jazz, progressive rock, soul, funk, underground, reggae, dub e o uptempo (como o trance e drum n' bass)

História:

A história do Trip-Hop, assim como toda a música eletrônica, está ligada ao house, estilo que surgiu no começo da década de 80, quando diversos músicos dos EUA (especificamente de Chicago, Nova York e Detroit) resolveram refazer eletronicamente a música disco dos anos 70, fundindo com r&b, funk e soul, dando origem ao house.

Durante a década de 80, ocorreram várias experimentações do house, que acabou se segmentando em diversos estilos, como o trance, o techno e o drum n' bass.

O Trip-Hop surge quando alguns músicos resolvem que a música eletrônica não deve ser necessariamente upbeat (que fora usado até então), e passaram a criar em downbeat. Isso foi na Inglaterra, onde, na cidade de Bristol, um grupo chamado The Wild Bunch passou a criar sob essas diretrizes, dando origem ao Trip-Hop (ainda que o termo fosse surgir somente na década de 90). No final dos anos 80 o grupo se dissolve e alguns membros passam a formar o Massive Attack.

Em 1991, o Massive Attack (banda composta com 3D, Daddy G, Mushroon e Tricky, este último por pouco tempo) lançam o álbum Blue Lines, e, em 1994 os Portishead (Beth Gibbons e Geoff Barrow que também trabalhou no projecto do Massive Attack ) lançam o Dummy, consagrando, enfim, o Trip Hop como estilo.

Porquê Trip-Hop?

A palavra "Trip" em "Trip-Hop" refere-se a "out-of-this-world", estado psíquico obviamente relacionado com o consumo de drogas.
Isto leva-nos à forte ligação que o Trip-Hop tem com os sentidos. Por sua vez a palavra "Hop" em "Trip-Hop" deriva das suas raízes no (bom e antigo) Hip Hop.

Bom axo q isso da uma definida geral xD espero que gostem ^^

Ouçam:
Morcheeba
Massive Attack
Lunascape
Caroline

Bom axo q é isso ^^
Para mais informações pekisem u-u

=****
Itekimasuu o/

Nenhum comentário: